sexta-feira, 25 de maio de 2012

Camalot´s

Consertando um Camalot
 
Os camalots C4 da Black Diamond são os melhores equipamentos móveis ativos para escalada em rocha, entretanto, apresentam um problema crônico. Saiba como consertar o seu equipamento, assim que o problema aparecer!
O camalot, apesar de sua comprovado durabilidade, possui um problema crônico com seu pequeno cabo de aço que existe para ativar o sistema de molas das peças. Com o uso, estes cabos de aço são facilmente rompida, o que acaba deixando inutilizável sua utilização. 
A Black Diamond sabe deste problema e põe em disposição kits de reparo que não são encontrados com facilidade no Brasil - e se forem, não deve custar nem um pouco barato.
Ocorre que mesmo sem estes kits, não é difícil consertar este problema. 
Mostraremos com o fazer usando apenas uma pequeno pedaço de corda de raquete de tênis, um alicate e uma faca (ou chave de fenda) aquecida.
Primeiramente você tem que retirar os restos do cabo de aço rompido(foto 1).

Cuidado para não quebrar o cabo, deixando o orifício ´entupido´.
Em seguida, passe a corda da raquete de tênis perfazendo a mesma volta que o cabo original da Black Diamond fazia. Corte a corda, deixando aproximadamente um centímetro de sobra (foto 2).


Passada a corda, você já poderá verificar que o seu equipamento já voltou a funcionar, contudo, ainda poderia se soltar facilmente. Assim, pensamos num bom esquema para prender bem a nova cordinha. Para tanto, aqueça uma chave de fendo (foto 3)


 - ou uma faca - e vá encostando na ponta da corda da raquete de tênis, fazendo-a enrugar (foto 4)

e deixando ela com uma espessura mais larga de forma que não possa mais retornar pelo buraco do CAM (foto 5).

Pronto, seu camalot está novinho e pronto para usar (foto 6), 


com a vantagem ainda de que ficou mais resistente. Tudo isso acaba custando muito pouco, até porque você pode usar uma corda velha de raquete de tênis, que são descartadas pelas lojas que fazem a manutenção delas.
Um toque a mais:
O montanhista Maurício Clauzet - o Tonto - nos dá um toque com relação a espessura da corda de raquete de tênis. Segundo ele, não é todo fio de raquete que serve no furo original do Camalot, pois existe uns mais finos e outros mais grossos.
Ele recomenda para que antes de comprar o fio, levar o Camalot, já sem o arame original, na loja e experimentar se o tamanho é compatível!!!

domingo, 13 de maio de 2012

Novo Video - Dia D Escalada 2012 CE

Fala galera! Em um outro post já havia descrito como foi o dia D Escalada por aqui no Ceará em 2012, desta vez sem prolongar muito a conversa vou postar o novo vídeo, que finalmente terminou de ser editado. hehehehe


segunda-feira, 7 de maio de 2012

NAO - Headlamp PETZL.


Fala galera!!! A Petzl irá disponibilizar no mercado a sua nova HeadLamp a NAO,  A Petzl informa que só estará disponivel em Junho de 2012, Enquanto aguardamos a sua disponibilidade, resolví postar esse resumo extraido do Site da PETZL, para já ir adiantando sobre suas funções.
De cara, já estou esperando o lançamento!!!
 foto montanhismo iluminação reativa



Além de poder ... inteligência.

Farol recarregável com auto-ajuste de iluminação - tecnologia de iluminação REATIVA

A bateria recarregável NAO farol adapta os seus dois LEDs de alta potência instantânea e automaticamente com as necessidades de iluminação para maior conforto, menos intervenções manuais e maior duração da bateria. NAO é o primeiro farol Petzl com tecnologia de iluminação REATIVA.


imagem nao farol
imagem nao opcional Kit de correia
Kit correia opcional para NAO permite que a bateria recarregável para ser transferido para o cinto para reduzir o peso usado na cabeça, ou para mantê-lo aquecido no inverno.

De lítio recarregada facilmente com a conexão USB integrada.
imagem de iões de lítio
187 gresistente à água IPX4

 

Auto-ajustável de iluminação

O sensor de luz integrado é orientado na mesma direção como os olhos, que mede e analisa a luz refletida para instantaneamente e automaticamente ajustar o padrão de farol de feixe (de largura e / ou concentrado) e saída de luz para as necessidades do usuário.



Para iluminação de proximidade

Ao olhar para um objeto a curta distância, por exemplo, ao ler um mapa, amarrar um nó ou a criação de uma tenda, o feixe é muito amplo e menos poderosos. Iluminação ajusta-se automaticamente para a distância do objecto

Para a mobilidade

Ao caminhar, correr, etc, o feixe é largo e tem força média, a fim de iluminar obstáculos no caminho.

Para visão à distância

Ao levantar a cabeça para ver ao longe, à procura de um marcador de fuga ou uma âncora a uma subida de, por exemplo, a saída de luz aumenta e torna-se mais concentrada.

 

As vantagens da auto-ajustável tecnologia de iluminação REATIVA

Tecnologia de iluminação REATIVA é uma revolução em mãos-livres de iluminação. Um sensor de luz embutida adapta padrão do farol de feixe e saída de luz instantânea e automaticamente para se adequar às necessidades do usuário. Isto significa que o usuário recebe uma quantidade ideal de luz com ajuste manual do mínimo exigido. Este modo de iluminação auto-ajustável também resulta em tempos mais queimaduras, devido ao uso mais eficiente da bateria recarregável.

 

Adaptado de iluminação

A forma do feixe ea força do farol imediatamente se adaptar à necessidade (iluminação para visão, perto de médio ou longo alcance), de modo que o usuário sempre tem a quantidade certa de luz.

 

Um mínimo de ajustes manuais

O farol se adapta automaticamente às mudanças de condições de iluminação ambiente, permitindo ao usuário manter o foco na atividade à mão, sem se preocupar sobre como ajustar o farol.

 

Vezes mais queimar

Tecnologia de iluminação REACTIVO aumenta o tempo de queimadura, devido à utilização mais eficiente do que a bateria recarregável. Iluminação se adapta para atender a necessidade, reduzindo o uso de iluminação, desperdício desnecessariamente potente.
Iluminação reativa e constante iluminação gráfico
A iluminação adapta-se automaticamente conforme a necessidade (saída de luz e padrão de feixe). O modo de iluminação auto-ajustável aumenta o tempo de queima do farol, devido à optimização da utilização da bateria recarregável. Iluminação média associada com o farol é calculado a partir de ensaios de campo.
* Exemplo de curva de iluminação para auto-ajuste de iluminação. Ela varia de acordo com os faróis utilização.
A iluminação é mantida a uma intensidade constante, geralmente elevada, para o tempo específico queimadura associada com o farol e diminui significativamente no final deste período. Este tipo de iluminação é concebido para trilhas, por exemplo, onde a energia total é importante.




              

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Tributo ao Diplomata das Montanhas

por Heliane Collares, quinta, 3 de Maio de 2012 às 00:30 ·
Segue abaixo um relato escrito pela mãe do Bernardo Collares, um grande parceiro e irmão de todos os escaladores do Brasil:
ETERNO, INESQUECÍVEL, INSUBSTITUÍVEL !!
Hoje se completam 1 ano e 4 meses que meu filho foi acidentado e continua... “DESAPARECIDO !!!
Reza a lenda que “ninguém é insubstituível”. Mas, ninguém substitui o ídolo !
Quem substituiu Ayrton Senna ? Beethoven? Tom Jobim?  Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? Renato Russo? etc…
Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.
Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.  Quando o Zacarias dos Trapalhões ‘foi pra outras moradas’. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: “Estamos todos muito tristes com a ‘partida’ de nosso irmão Zacarias… e hoje, para substituí-lo, chamamos: … NINGUÉM … pois nosso Zaca é insubstituível”
Portanto , saiba meu filho:
Você é um talento único…Você é ETERNO, INESQUECÍVEL, INSUBSTITUÍVEL !!!”
Heliane Collares
Qual foi o escalador que não sentiu falta do Bernardo Collares na Abertura de Temporada do Rio de Janeiro desse ano?!

Recarregando seu chalk Ball com o super chalk ou chalk block!

Uma super dica da 4Climb de como recarregar seu Chak Ball.
O Chalk Ball é uma bolinha feita com tecido de alta porosidade que permite a saída do magnésio pelo tecido até as mãos do escalador com muita práticidade, basta o contato da bolinha com as mão que o magnésio já se fixa sem qualquer esforço. Este tipo de sistema além de economizar evita o disperdicio do magnésio.

Este produto foi pensado e desenvolvido com o intuito de otimizar sua escalada, o seu sistema de ajuste permite que ele seja aberto e fechado com muita facilidade e, para recalibrar sua bolinha, indicamos a utilização dos granulados do Super Chalk ou até mesmo com pedaços do Chalk Block, desta forma evita-se bagunça além de facilitar o procedimento para recalibrar a bolinha.

O tamanho da bolinha é compativel com qualquer saco de magnésio e pode ser encontrado em vários pontos de venda em todo Brasil por um preço muito acessível.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Campeonato Brasileiro de Escalada 2012 – Etapa RJ


Nos dias 28 e 29 de Abril aconteceu a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Escalada 2012, no Rio de Janeiro, juntamente com a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo que foi organizada para comemorar 100 anos de Montanhismo no Brasil.
Mas esse ano o campeonato teve uma categoria inédita, Paraclimbing, sem duvida mais um marco na escalada nacional, apesar de competir sozinho, pois o outro inscrito não apareceu, o campeonato foi irado! Montaram 3 vias para a categoria e consegui mandar todos a vista, depois fiquei escalando os outros boulders!
Segundo Raphael Nishimura em relato no seu blog "ESCALANGO":
A viagem para o Rio foi fantástica! dessa vez fomos eu, Bellani e a Hileia e chegando la nos hospedamos no Cesar, que foi sem duvida um excelente anfitrião!!!!! Um obrigado a voces três! De que quebra ainda reencontrei os amigos Cleanto e Barone! Tambem conheci 2 figuras que divulgam a escalada em suas regiões, o Cearense Neudson Aquino e o mineiro Aloysio Carvalho, agora preciso marcar uma escalada com eles!
Como nem tudo é glorias, peguei uma baita infecção alimentar e ate conheci o Hospital Barra Dór rsrs bem turista né? então vejam como foi as finais do Master:
Confira as fotos do evento:





 Parabéns Raphael, por mais esta vitória!!!

Dia D Escalada no CEARÁ 2012

Fala galera! O dia D escalada no Brasil de 2012 idealizado pela 4Climb, aqui no Ceará aconteceu na Pedra do Garrote em Caucaia-Ce, Localizada próxima a capital do Sol, o evento que neste ano teve como Organizadores João Torres e Pedro Alex (P.A), realizaram a grande façanha de levar para a rocha 25 participantes, entre eles haviam os que nunca tiveram contato com a escalada antes, ou que já tiveram contato ano passado no mesmo evento.
Após a recepção dos escaladores foi explicado aos novatos o ideal do Evento, foram sorteados 03 super Chalk´s para os novatos, e orientados como progredirem na trilha de acesso as vias de escalada do Garrote. Logo em seguida a partida para a trilha, onde foi realizada uma varredura pelos participantes  recolhendo o lixo que se encontrava na trilha...

Galera na vibe do dia D

Sortudos!!! Ganhadores dos Super Chalk´s

Iniciando a trilha



Ao chegar na base da via esse numero de 16 somou-se com os escaladores que já se encontravam por lá e que estavam demonstrando seu apoio ao dia D, escalando e aguardando a galera novata, totalizando 25 pessoas, dentre elas o presidente da FEMECE Pêpê Oliveira.
Galera já na base das vias, Top montado é hora de passar as intruções, equipar e botar pra virar lagartixa (hehehe), não tem como deixar passar desapercebido, a euforia e a persistência dos novatos antes de entrar nas vias e durante seu primeiro contato com a escalada.
Realmente a galera toda estava na Vibe do Dia D!
Galera na Base das vias!!!






E como a preferência foi para que estavam indo pela primeira vez escalar, 04 novatos entraram de cara nas vias do Garrote:
Vias:
Chuva nas Coivaras               IV E1-D1 8mts
Fumando numa Quenga         IV E1-D1 8mts
Pagando Promessa                 IV E1-D1 10mts
Sem Querer Querendo           IV E1-D1 8mts

O local tem um enorme potêncial e muito para ser explorado ainda....

Bem galera é isso aê vou encerrando por aqui, agradecendo a todos os que marcaram presença e lamentando pelos demais escaladores do estado, que não puderam comparecer para prestigiar o evento.

Agradecendo a todos que estiveram presentes e fizeram acontecer a bagaça!

Pedro Alex, João Torres, Pêpê Oliveira, Ana Carla, Raimundo Martins, Dulcia, André, Neto Uchoa, Anderson Rodrigo, Junior Maia, Rafael, Cristina dos Santos, Thutha Thesco, Dayse Alves, Rose, Talita, Andressa, Debora, Getúlio, Mac, Nariele, Alberto, Bruno e Rodrigo.

Em especial para Pedro Alex e João Torres, que abraçaram a idéia e entraram na Vibe, assim como fizemos ano passado em Redenção, Foi Show....Estão de parabéns!!! 

E QUE VENHA 2013....Kmonnnn!!!



terça-feira, 1 de maio de 2012

A escalada Nacional está de Luto.

Nesse dia 1º de maio faleceu um dos grandes personagens da escalada brasileira. Paulo "Macaco" Bastos se destacou nas décadas de 80 e 90, e era figura sempre presente pelas rochas da Urca/RJ. 
Possuindo uma maneira muito particular de escalar, quebrou barreiras na graduação como sendo o primeiro a escalar um IXa, e foi um dos primeiros a se dedicar ao boulder no Brasil. Foi possivelmente um dos primeiros atletas patrocinados no país, e teve reconhecimento internacional obtidos na rocha e na escalada de competição, como sendo o vencedor do Campeonato Sulamericano de Escalada em 1989. Mas infelizmente teve sua carreira interrompida pela AIDS, que o deixou cego.
No ano passado uma reportagem resgatou um pouco da história de Paulo Macaco, mostrando sua força que o fez continuar escalando e conquistando à cada dia, sua auto-superação. 
Conta da Vera esposa do Paulo Macaco para quem poder ajudar.
Segue a correta:
Conta - AG 0203
Conta - 00016109-0
Caixa Econômica Federal
Vera Lúcia Lopes do Nascimento
> A conta do Paulo q algumas pessoas já tem tb serve.

Paulo Macaco na Urubu Sacana-Foto de André Ilha

Paulo Macaco escalando o Atalho do Diabo 

                                

Reportagem do Fantástico de 10/09/2006 mostrando Paulo Macaco escalando em artificial o Atalho do Diabo na face sul do Corcovado