terça-feira, 13 de novembro de 2012

Sapatilhas de Escalada

Os primórdios
Os calçados de escalada em rocha como conhecemos hoje são relativamente recentes. Nos anos 50 que o francês Pierre Allain projetou botas específicas para a escalada esportiva, que nessa época estava começando a se desenvolver nos blocos de arenito de Fountain Bleu, um parque próximo à Paris. Esse novo “brinquedo” ganhou popularidade com rapidez, e dele descendem todos os calçados para escalada em rocha que dispomos hoje em dia.

O desenvolvimento atual
As sapatilhas de escalada evoluíram muito. Hoje em dia temos mais de 50 fabricantes conhecidos internacionalmente,  e grande parte deles investem percentuais consideráveis do faturamento em pesquisa e desenvolvimento. As pesquisas atacam basicamente duas frentes:
  • ·         Uma é relativa aos materiais
  • ·         Outra relativa ao design.
As sapatilhas são flexíveis, geralmente com sola fina, e caem no gosto dos escaladores por serem mais rápido de calçar e tirar. Deve ser bem justa para possuir uma sensibilidade super boa.
O tamanho da sapatilha no pé gera controvérsias. Grande parte dos escaladores aconselha que ela seja o mais justa que se suporta, e as pessoas (inclusive vendedores) tendem ao exagero e compram calçados demasiadamente apertados. Trata-se de um erro, e na decisão de o quanto justa uma sapatilha deve ser deve-se considerar uma série de aspectos. A idéia é que a sapatilha seja justa e não fonte de dor.
Mas o sentimento de aperto na verdade é apenas uma sensação de desconforto de quem está acostumado a usar sapatos com espaço sobrando para caminhadas.


Quanto mais apertado mais precisão. Isto é fato.
Em resumo para não me alongar, sapatilhas de escalada é apertada mesmo. Para caminhar, dançar, passear pela falésia, shopping e praia, use outro tipo de calçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário