segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

SPOT GEN3 Rastreador portátil

O SPOT Gen3 é um localizador GPS compacto, com tecnologia 100% via satélite, que permite seu rastreamento pela internet, solicitar ajuda e também serve para enviar mensagens pré-programadas a contatos definidos.
Para você^que faz trilhas sozinho e que está pensando em se aventurar pela América do Sul o SPOT se faz parte indispensável do seu checklist de equipamentos. Segurança nunca é demais, ainda mais estando sozinho no meio do nada.

Funções:

Existem cinco funções no dispositivo, sendo que duas delas são realmente voltadas para quando algo der errado, a função SOS e a função Ajuda. O botão para acionar cada uma delas fica protegido por uma capa para que não seja acionado sem querer.
A Função SOS envia sua localização atual para a central da GEOS a cada cinco minutos até que a função seja cancelada ou que a bateria acabe. A central por sua vez entra em contato com seus contatos cadastrados para confirmar a emergência e quando achar necessário solicitar informações extras como tipo sanguíneo, alergias, etc. Confirmada a necessidade, ela aciona as equipes locais responsáveis pela busca e resgate na região onde você esta e continua acompanhando o processo até o resgate ser realizado. Aqui vale frisar que quem realiza o resgate não é a própria SPOT, ela através da terceirizada GEOS, se responsabiliza por avisar e monitorar todo esse processo.
Já a função Ajuda, não passa pela central da GEOS, ela envia sua localização por SMS e/ou e-mail para contatos que você mesmo deixou programado no seu perfil e cabe a esses contatos realizarem seu resgate ou acionar alguém. Eu geralmente deixo configurado alguém da minha família que vai ficar em cima das equipes de resgate e depois deixo programado pessoas que podem me tirar de uma enrascada sem “burocracia”, seja um guarda parque de confiança um amigo ou um profissional previamente avisado.
As outras três funções são voltadas para rastreamento em tempo real e avisos.
Através da função siga-me as pessoas podem acompanhar seus movimentos através da web de forma integrada ao Google Maps. O tempo com que sua localização é enviada depende do plano de serviço que você contratou e dentro das opções do plano o tempo que você escolheu, atualmente no Plano Básico, sua localização é enviada de 10 em 10 minutos e no plano Siga-Me Extreme que é o mais completo, sua localização é enviada a cada 2,5 minutos.
A Função Check in serve para você enviar mensagem programada com sua localização para até 10 contatos ou até mesmo publicar diretamente no Facebook. A ideia aqui é você avisar que esta bem, que alcançou seu objetivo, etc.
E a função Mensagem Personalizada envia uma mensagem personalizada para seus contatos, porém, diferente da função Check in, não envia suas coordenadas e nem o mapa.



Dispositivo e Serviço

O dispositivo possui 8,7 cm de altura, 6,5 cm de largura e 2,5 cm de espessura, pesando 114 gramas com as 4 pilhas instaladas e é resistente a água.
Para que o dispositivo funcione corretamente, ele precisa de abertura para o céu e como a ideia é ter ele no caso de uma emergência, o ideal é deixar em um local externo, de fácil acesso e de preferência com o logo virado para cima já que sua antena fica abaixo dele. Eu costumo carregar ele na alça da minha mochila ou pendurado na parte de trás.

Você precisa contratar um dos plano de serviço disponíveis para que a comunicação realmente aconteça, comprar somente o equipamento não habilita as funções descritas acima. As informações sobre os planos e o que contém em cada um deles podem ser encontradas diretamente no site da SPOT.

Avaliação Geral

Esse é um equipamento que cumpre bem o que se propõe a fazer, ainda não tive nenhum problema com perda de sinal, inclusive em relatos onde o SPOT foi tilizando nos salares e no deserto do Atacama.
É o tipo de equipamento que você não da valor até precisar de uma ajuda em uma emergência, é aquela história de que segurança não tem preço. Na minha opinião vale o investimento para quem costuma caminhar sozinho ou para quem guia e pode um dia precisar socorrer alguém do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário