domingo, 16 de março de 2014

Batões de caminhada da GUEPARDO

Um dos melhores investimentos em equipamento que fiz até hoje, com certeza foi comprar um par de bastões de caminhada da Guepardo, um equipamento leve e de grande utilidade nas trilhas e travessias, claro existem outros modelos e referencias #MEIDUZMATO a fora, Mais como o que eu uso e que atende muito bem minhas necessidades são os da GUEPARDO fica a indicação!
Você sabe:
Como utilizar um bastão de caminhadas, e por que optar pelo bastão de caminhadas?
Muita gente tem me perguntado qual a vantagem em utilizar o bastão de caminhadas. Muitos tem dúvidas se vale a pena ou não investir em um bastão para fazer uma caminhada longa ou mesmo um passeio mais curto em terreno plano ou acidentado.
Na verdade o bastão de caminhadas tem se tornado um equipamento obrigatório e indispensável para muitos que praticam longas caminhadas. E para quem ainda leva a mochila nas costas o bastão de caminhadas é um excelente equipamento.
Os bastões de caminhadas oferecem muitas vantagens ao caminhante:
  • Proporcionam melhor equilíbrio e rendimento durante a caminhada.
  • Diminuem o esforço nas subidas, reduzindo consideravelmente o stress nos joelhos e juntas.
  • Nas subidas o bastão transfere parte do esforço para os seus ombros, costas e braços, reduzindo o esforço  e a fadiga das pernas.
  • Ajudam a estabelecer um bom ritmo de caminhada.
  • Aumentam a segurança nos terrenos acidentados, cheios de pedras ou lisos demais. Em caso de torções no pé o bastão pode ser utilizado como apoio e pode livrar o caminhante de se ferir na caminhada.
  • Podem ser usados para verificar a estabilidade do terreno antes de  prosseguir e também para verificar a presença de cobras ou outros animais, dependendo do local onde esteja caminhando.
  • O uso do bastão de caminhadas, ao contrário do que parece, não diminui o gasto de energia pelo caminhante. Muitos especialistas garantem que de fato aumenta em até 20% este gasto, pois o caminhante é obrigado a movimentar todo o corpo, como braços e ombros.
  • São também muito recomendados principalmente para quem tem problemas nos joelhos ou tornozelos, em particular nas subidas e descidas de terrenos mais acidentados.  De acordo com estudos feitos sobre o assunto esta compressão pode ser reduzida em até 25%.
Tipos de bastões de caminhada
Ao escolher o bastão de caminhadas leve em conta as características de resistência dos materiais de fabricação e procure investir em um produto de boa qualidade, pois assim você poderá obter o máximo retorno de seu investimento.
Escolha sempre um par (2 peças), pois o rendimento será muito melhor ao utilizar dois bastões, um em cada mão.

Bastões Anti-choque
Este bastões possuem molas anti-choque em seu interior, proporcionando um amortecimento maior aos impactos. As molas podem também ser desativadas, por exemplo,  quando o caminhante estiver subindo um terreno. É mais recomendado para quem tem problemas de joelhos ou tornozelos.

Bastões Standard
Estes modelos não possuem as molas e por isto são mais leves e mais baratos. Podem ser encontrados bons modelos no mercado para satisfazer as necessidades de qualquer caminhante.
Bastões Retráteis
São bastões feitos em alumínio e que podem ser compactados em tamanho bem pequeno, para serem guardados. Funcionam com uma cordinha em seu interior que é puxada e tensionada para manter o bastão firme (O mesmo sistema das muletas retráteis). São muito leves e práticos, mas não podem ter o seu comprimento variado.

Tipos de material
Existem basicamente dois tipos de materiais mais utilizados para os bastões de caminhada:
Duralumínio: (Ou alumínio high-grade): É um material muito resistente e econômico. Os bastões feitos de duralumínio costumam  ser muito leves. Normalmente pesam aproximadamente 350 gramas. Uma das vantagens deste material é que o duralumínio pode até fletir diante de um stress muito elevado,  mas jamais se quebra completamente.


Fibra de Carbono: É um material muito leve e resistente e costuma pesar aproximadamente 310 gramas. São também modelos um pouco mais caros e muito indicados para situações mais extremas de caminhadas. Ao contrário dos modelos de duralumínio, os de fibra de carbono podem quebrar diante de situações de extrema tensão.


Grips
A grip é a extremidade onde o caminhante segura o bastão. Sempre possui uma alça de fixação para ser colocada em volta dos pulsos (Acolchoada). Sua função é a de dar melhor pegada e aliviar o stress nos pulsos, além de evitar que caiam acidentalmente da mão.


As grips podem ser de 3 tipos:

Cortiça: São muito confortáveis e aliviam muito o suor das mãos. Reduzem bastante as vibrações

Borracha: Absorvem bem ao choque e vibrações e permitem uma ótima pegada, especialmente quando se está subindo algum terreno. Por outro lado não fazem boa absorção do suor das mãos, mas os modelos modernos possuem ranhuras que minimizam este problema.

Espuma: É uma opção muito utilizada por ser um ótimo absorvente  do suor das mãos e muito macia ao tato.


Baskets e Ponteiras

As baskets: são os acessórios acoplados nas ponteiras para limitar a penetração das mesmas em diversos tipos de solo. Há modelos para terrenos moles, lama ou neve. É um acessório importante e normalmente acompanha o bastão na sua versão original.



As ponteiras: costumam ser de aço ou carbono e são importantes para uma boa penetração no terreno. Normalmente vem com protetores de borracha para as ponteiras, que protegem as mesmas durante o transporte. As proteções também evitam furar roupas ou outros objetos em sua bagagem quando o bastão não está em uso. Portanto lembre-se que a proteção de borracha tem somente estas funções e não deve ser mantida no bastão quando você estiver caminhando.



Ajustando os bastões de caminhadas

Os bastões de caminhadas podem ser ajustados em sua altura, aproximadamente entre 66 e 135 cm de altura. Normalmente os bastões trazem marcações na haste para facilitar o ajuste das mesmas: Para fazer o ajuste deve-se torcer a junta da haste e soltar a mesma, colocando então a altura desejada. Ao voltar a torcer no sentido inverso as emendas são fixadas  e deixam o bastão bem firme.

Subindo um terreno: Diminua o comprimento das hastes em alguns centímetros para aumentar a capacidade de alavancagem do bastão.

Descendo um terreno: Aumente o comprimento das hastes em alguns centímetros para ter melhor controle e equilíbrio.

No terreno plano: Para o ajuste normal do comprimento do bastão  o seu braço deve ficar na horizontal quando o bastão estiver em sua mão e apoiado no chão.

Em terrenos inclinados: O bastão mais abaixo deve ser mais longo e o bastão que fica acima deve ser mais curto (Ou a pegada deve ser mais para baixo da grip).

Conclusões

Investir em um par de bastões de caminhadas poderá lhe trazer mais prazer, mas acima de tudo lhe proporcionar mais segurança e menos esforço ao caminhar. É um equipamento essencial para quem costuma fazer longas caminhadas em terrenos acidentados.

Se você estiver carregando uma mochila nas costas os bastões serão bons companheiros para aliviar o peso e evitar o stress. E para quem tem algum problema de joelhos ou tornozelo o bastão é sem dúvidas um ótimo amigo.

Um comentário:

  1. Boa publicação, me sanou muitas dúvidas sobre os bastões! Estão de parabéns.

    ResponderExcluir