quinta-feira, 21 de julho de 2011

Colchão inflável, colchonete ou saco de dormir?

Olá pessoal.

Essa semana resolvi escrever um pouco sobre a forma de se dormir em um  acampamento.
O que é melhor, colchonete, saco de dormir, colchão inflável, todos juntos, etc.?
Bem como tudo no campismo, a escolha dos equipamentos depende do tipo de camping que vai praticar, do tempo de permanência, a estrutura do lugar e do clima.

Isolante térmico:

 
Uma espuma densa de mais ou menos um centímetro de espessura revestido com uma manta de alumínio em uma ou nas duas faces. É usado para proteger o campista do frio que vem por baixo, do solo. Para quem não esta muito preocupado com conforto, pode se dormir diretamente sobre ele. Fica melhor se usado em conjunto com um saco de dormir. Essa dupla é ideal para o campista que pratica da modalidade livre, ou seja, irá acampar na mata fazendo trilhas e devem ter um equipamento bem compacto para carregar nas costas.  

Colchonete:
Esse pode ser encontrado em qualquer hipermercado além das lojas especializadas. Com baixíssimo custo, é leve e ideal para se carregar em trilhas e não ocupa muito espaço nos carros, porem não proporciona muito conforto por ser muito fino. Se for acampar no verão pode ser usado direto no chão da barraca, mas se for inverno, o ideal é que use por baixo um isolante térmico. Outro fator a ser levado em conta é que para esse tipo de colchão é necessário que se leve algum tipo de lençol e/ou cobertor. Isso aumenta a quantidade de coisas a ser carregado e inviabiliza o acampamento na modalidade livre. Outra opção é combinar o uso do colchonete com um saco de dormir, mais prático e mais compacto para quem vai fazer trilhas. Mesmo assim se for acampar no inverno seriam três os acessórios necessários: isolante térmico, colchonete, saco de dormir. A bagagem fica um pouco maior, mas ainda assim é possível se carregar.

Colchões Infláveis:


Esse sim é para que busca por conforto. Com uma infinidade de marcas disponíveis no mercado, também podem ser facilmente encontrados em hipermercados e lojas especializadas, nas opções solteiro e casal. O Valor vai de R$ 39,90 à R$200,00. Por ser confeccionado em borracha e revestido por veludo é um pouco pesado. Ideal para acampamento em camping pois é necessário o uso do inflador, equipamento para encher o colchão. Aqui vou fazer uma pausa para citar os tipos de infladores. São eles:

Mecânicos: usam-se as mãos ou os pés para encher. Excelente para quem quer gastar energia por que demora um bocado para encher. 

Usa os pés

Usa as mãos

Elétricos: Ai existe duas opções, o que liga no isqueiro do carro e o que liga na tomada. Nesse caso o camping vai influenciar muito na escolha de qual se comprar. Deve-se levar em conta se o local oferece energia elétrica e se o carro fica junto ou próximo da barraca.

Automotivo

Elétrico


Uma ultima opção dentro dessa categoria é o colchão auto inflável. Esse possui um dispositivo interno que quando você pisa, ele vai empurrando o ar para dentro dispensando qualquer tipo de inflador.


No inverno o colchão inflável não é muito bom porque o ar interno fica muito gelado. Nesse caso pode se usar o isolante térmico a baixo dele, e o ideal é que se use um bom saco de dormir. Outra boa opção é colocar um cobertor forrando o colchão, e depois quantos quiser por cima você. Vai ocupar muito espaço no carro, mas se isso não for problema para você então eu te garanto que é o jeito mais confortável de se dormir.

Saco de dormir:


Não diferente dos demais, também existe uma infinidade de marcas e modelos, por isso deve-se pesquisar muito bem antes de comprar para não tomar a decisão errada. Dois fatores devem ser observados. Primeiro que eles são feitos para preservar o calor interno, e não para aquecer. Por isso se for acampar no inverno, você deve se agasalhar e depois entrar no saco de dormir. Segundo que eles recebem uma classificação conforme o conforto térmico que oferece em função da temperatura externa. Ex. Ideal para temperatura de 5° à 10°.
Os sacos de dormir são compactos e para quem faz camping livre são as melhores opções. Muitas pessoas usam os sacos de dormir sem nenhum tipo de colchão por baixo o que não é muito confortável. E para aqueles que são espaçosos e se esparramam para dormir o saco de dormir deixa você um pouco apertado e dificulta a movimentação dentro dele.

Espero ter esclarecido um pouco mais sobre esse assunto.

Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário