terça-feira, 29 de outubro de 2013

Pedra do Bacamarte


A Pedra do Bacamarte é respeitada pelos montanhistas por sua altura e imponência e é um dos principais pontos turísticos da região.
A Pedra do Bacamarte é uma pedra de beleza sem igual e única no Nordeste,por muitos foi comparada com o Morro do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro,o acesso é feito por trilhas,mas pode ser vista pela CE-065 na região da Água Verde e na ida para Pacoti,é o local ideal para eco-trekking,trilha com subida bem acentuada, mas o visual é compensador .
A trilha do Bacamarte é considerada pesada,com dois quilômetros de subida íngreme.Como recompensa quem alcança o topo avista os municípios de "Maranguape","Redenção" e "Acarape".
O batismo da Pedra do Bacamarte foi devido a uma arma de cano curto e largo também chamado bacamarte,em uma expedição rumo a essa região que um homem deixou cair o seu bacamarte daí o nome.
Vista do Bacamarte a partir da sede.
 Vista do Bacamarte a partir da Água Verde.
Vista do Bacamarte a partir da Água Verde.
 Vista do Bacamarte a partir da Água Verde.
 Vista do Bacamarte a partir da Água Verde.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Serra das Matas

Serra das Matas é uma serra localizada no sertão central cearense nos municípios de Monsenhor Tabosa, Catunda, Tamboril, Santa Quitéria e Boa Viagem. Seu ponto culminante, conhecido como Pico da Serra Branca, está localizado em Catunda a 1.154 metros de altitude sendo também o ponto culminante do estado do Ceará (4°46'17"S 40°6'59"W). O segundo maior pico, o Pico da Serra do olho D'Água, localizado em Monsenhor Tabosa, com 1.129 m de altitude também é o segundo mais elevado do estado.
É um dos maciços residuais dispersos nas Depressões Sertanejas do interior cearense. Sua vegetação em baixas altitudes é floresta caducifólia espinhosa, ou caatiga arbórea e floresta subcaducifólia tropical pluvial, ou mata seca, nas maiores altitudes. É considerada uma "serra seca", ou seja, apresenta características semi-áridas em toda a sua extensão.
Funciona como divisor de águas das bacias hidrográficas dos afluentes dos rios Banabuiú, Acaraú e Poti.

Cume da Serra Branca - Ponto mais alto do Ceará

Manual de Sobrevivência na Selva – CIGS



Sem sombra de dúvida, o melhor manual de sobrevivência. Você pode ter acesso ao manual pelo link abaixo:

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Tratando uma Queimadura de Urtiga

A Urtiga é uma planta herbácea de floração perene, nativa da Europa, Ásia, norte da África e América do Norte. Seus pêlos queimam! Este artigo irá ensinar você a como tratar. A planta tem muitos pêlos urticantes ocos chamados tricomas em suas folhas e caules que contém três substâncias químicas: um histamínico que irrita a pele, acetilcolina que causa uma sensação de ardência e serotonina. Quando sua pele encosta diretamente na planta, você fica a área vermelha e dolorida. Porque a substância urticante é ácida por natureza, pode ser tratada usando substâncias básicas.

Passos:

  1. Distancie-se da urtiga e vá para uma área próxima para evitar ser pego novamente.

  2. Limpe qualquer lama ou sujeira na área infectada usando um pano ou toalha limpos embebidos em água limpa e fria. Aplique o pano na queimadura levemente. Não esfregue com força ou você vai piorar a irritação.

     
  3. Aplique gel ou polpa de babosa à queimadura. A babosa é uma anti-inflamatório eficaz e você deve sentir algum alívio imediato.

     
  4. Faça uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Usando um pano limpo, aplique um pouco da pasta à queimadura.

     
  5.  Se você não tem bicarbonato de sódio, você pode usar vinagre como substituto. Detergente, ou sabonete líquido ou sabão é uma outra boa alternativa, já que o sabão é básico em pH, como o bicarbonato de potássio e o peróxido. 
  6. Deixe que a área tratada seque ao ar livre, tomando cuidado para não expô-la a outras substâncias ou superfícies..


Removendo os Pêlos

Se você ver pêlos na sua pele, você deve usar uma fita adesiva para removê-los.
  1. Coloque a fita adesiva na área afetada e então remova-a.

    • A maioria dos pêlos urticantes serão removidos da sua pele.
  2. Outra opção é adicionar peróxido de hidrogênio a uma bola de algodão após colocar a fita. Isso deve aliviar um pouco a dor.


Método da Planta

  1. Limpe a área como especificado no método padrão.

     
  2. Procure por uma planta chamada Sorrel. Essa planta geralmente cresce no mesmo tipo de solo que a urtiga. Ela tem folhas grandes e um caule grosso.

     
  3. Tire uma folha com caule.

     
  4. Passe a folha na área afetada e você deve sentir um alívio dentro de meia hora. Se não sentir, repita o processo.


Método da Lama

  1. Limpe a área afetada como especificado no método padrão.

     
  2. Coloque um pouco de água no chão, o suficiente para criar lama e aplique a lama no local afetado.

     
  3. Espere que a lama seque e remova-a, com sorte, removendo também os pêlos urticantes da planta.

    • A lama do leito do rio também é boa, já que é geralmente fria e isso ajuda a diminuir a sensação de queimação enquanto a lama seca.
     
  4. Se ainda sobrarem pêlos urticantes na sua pele, repita os passos.

     
  5. Assim que o tratamento com a lama tiver sido terminado, use água para limpar a área afetada novamente.

Dicas:
  • Trate a área afetada o mais rápido suficiente. A coceira e a dor ficarão piores quanto mais você esperar.
  • Cuspir na área pode apenas remover a dor em uma emergência. Esfregue o cuspe com um pedaço de pano, se disponível. Não toque a área afetada com a sua boca!
  • Além disso, uma boa forma de aliviar a sensação urticante é urinar na área afetada. Tome cuidado com este método. Pode parecer estranho, mas funciona.
  • Você pode tentar colocar fita adesiva nos pêlos urticantes em cima da saliva.
  • Tente evitar tocar na área afetada, já que você pode acabar transmitindo os pêlos urticantes para o resto do seu corpo.
Fonte: wikiHow